terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Ki e a Energia Negativa em Dragon Ball

Desde o começo da série Dragon Ball, mais especificamente quando Mestre Kame utiliza o KameHameHa pela prmeira vez, ficamos sabendo que o KI (energia do corpo de uma pessoa) seria tremendamente presente em toda a história. Goku tem um sério treinamento com Mr. Popo para aprender a detectar o KI de seus adversários que passaram a ter uma energia tão grande e afluente de seus corpos que podiam ser medidas por um simples aparelho chamado Scouter.
Era sentindo ou medindo o KI de seus oponentes que sabíamos da força dos personagens e o quanto perigosos eles eram. Ainda em Dragon Ball, um outro tipo de energia nos é mostrada, quando Akkuman diz à Goku que podia utilizar seu poder para fazer a maldade que uma pessoa tenha em seu coração, explodir o corpo, por menor que fosse. Podemos dizer que essa maldade é uma energia negativa que constantemente é mencionada na série.

Essa energia maléfica está diretamente ligada ao Ying e Yang da cultura chinesa. O bem e o mal que se contrapõem, e ligado também aos cinco elementos da natureza. Se Akkumna poderia explodir quem fosse, independente do KI, apenas utilizando sua energia negativa, isso nos motra que trata-se de uma força diferente e independente. Isso nos explica porquê os mortos quando retornam na série, estão mais fracos, uma vez que o KI é manifestação da ALMA e no outro mundo eles acabavam “lavados” para semre controlados no inferno. Por isso a Ginyu Tokusentai pode ser vencida por Yamcha e os outros no Mundo de Kaio-Sama.

Janemba por sua vez, utilizava-se somente de energia negativa para atacar, já que ele foi formado de uma combinação de todo o mau que estava sendo acumulado na máquina de lavar. Observem que todos os poderes de quem usa a energia negativa são diferentes das comuns rajadas de KI. Janemba criava clones, desdobrava dimensões e a si mesmo, criava armas com o que encontrava e até agulhas pelo simples toque no ar. Outro prova é o “Soul Punisher” que Gogeta usou para destruir o demônio. A energia positiva lançada por ele anulou a negativa do adversário e o destruiu sem ferir o garoto que estava dentro dele.

Dessa forma, podemos entender porquê Cell e Freeza tinham praticamente a mesma força no inferno e Goku pôde enfrentá-los de igual sem mesmo precisar se transformar. Os dois eram tão “maus” um quanto o outro, por isso, a força deles se rivalizava naquele momento. Goku lutou com seu corpo, seu ki, enquanto os dois apenas contavam com suas energia negativas para o confronto.
Isso esclarece também outra dúvida que muitas pessoas têm: “Por quê Shen-Long não tinha poder para destruir Nappa e Vegeta no pedido, mas Li-Shen-Long era mais forte que um Super Saiyajin 4?”. A resposta está aí! Porquê o Dragão de Uma estrela era formado unicamente de energia negativa, logo, por maior que seu KI também fosse, essa energia colaborava em grande parte para a fonte de seu poder. Os outros dragões utilizam muitos elementos para atacar como: gelo, fogo, veno, eletricidade… Isso nos mostra claramente a ligação entre a energia negativa e os poderes. Li-Shen-Long chega a carregar uma esfera de energia negativa para atingir a Terra, e o próprio Gogeta a neutraliza com sua energia positiva e a usa para limpar a atmosfera que estava carregada. Ele próprio explica isso no episódio #60.

Outra purificação que ocorreu por volta desse episódio, foi quando Goku engoliu a Esfera de quatro estrelas. Toda essa questão ainda explica porquê Oob não era tão poderoso quanto Kid Boo… Simplesmente porquê o garoto nasceu com o KI dele, mas sem a sua energia negativa.

Como podemos ver, mais uma vez Dragon Ball nos mostra ser uma série absurdamente complexa, que graças a seus fillers, ovas e etc, torna-se ainda mais rica, e não apenas simplesmente com mais episódios.







Nenhum comentário: